JURASSIC PARK 1
Jurassic Park (Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros, no Brasil) é um filme americano de 1993, do gênero ficção científica, dirigido por Steven Spielberg e com roteiro baseado no livro homônimo de Michael Crichton. A história foca em paleontólogos visitando um parque temático com dinossauros ressuscitados por clonagem em fase de testes. Porém um funcionário traidor desliga os sistemas de segurança do parque, e os dinos acabam por causar o caos.
O filme foi aclamado como um marco dos efeitos especiais, produzidos pela Industrial Light & Magic (computação gráfica) e Stan Winson Studios (animatrônica). Jurassic Park teve resenhas positivas, apesar de ressalvas á falta de desenvolvimento de história e personagens em oposição ao visual impressionante, e se tornou um grande sucesso comercial, se tornando á época a maior bilheteria da história com US$914 milhões (atualmente é a 14ª).
JURASSIC PARK 2
(THE LOST WORLD)
É a continuação do filme Jurassic Park, de 1993. Baseia-se também em outro livro homônimo de Michael Crichton, The Lost World.
O filme foi produzido pelos estúdios Amblin Entertainment e Universal Pictures. A música é de John Williams, a direção de fotografia de Janusz Kaminski, o desenho de produção de Rick Carter, a direção de arte de Lauren E. Polizzi, Paul M. Sonski e William James Teegarden, a edição de Michael Kahn e os efeitos especiais de Industrial Light & Magic e Stan Winston Studio.
JURASSIC PARK 3
É a continuação dos filmes Jurassic Park, de 1993, e The Lost World: Jurassic Park, de 1997. É o primeiro filme da série que não é baseado em um livro de Michael Crichton.
O filme foi produzido pelos estúdios Amblin Entertainment e Universal Pictures. A música é de Don Davis e John Williams, a direção de fotografia é de Shelly Johnson, o desenho de produção é de Ed Verreaux, a direção de arte é de Doug J. Meerdink, Greg Papalia e Erich Rigling, a edição é de Robert Dalva e os efeitos especiais são de Digital Domain, Industrial Light & Magic, Skywalker Sound e Stan Winston Studio.